Pesquisar este blog

Por isso esse blog possui esse nome... Jigoku No Sora,
o Teto do Inferno

"Esse eu insensato, que tem tão pouca chance de salvação, é totalmente incapaz de resistir a desejos intensos e comprometimentos, a essa sucessão de dias e noites, inegavelmente reais, passada sob o constante tormento das ilusões monstruosas; isso é o inferno." - Hiroyuki Itsuki

Translate

16 de maio de 2012

Cuidado Onde Você Pisa

Como o Budismo é uma religião sem uma liderança central, existem muitos grupos "travestidos" de budistas mas que não pregam a doutrina como deveriam, seja por interesses comerciais, seja por egocentrismo dos líderes ou mesmo por seu "líder" achar que todo mundo está errado e só ele certo (mesmo que esse "todo mundo" sejam escolas centenárias e estruturadas!) e resolve fundar um grupo/seita/escola próprios. 

Desde muito tempo me interesso em pesquisar esses grupos e há mais de 15 anos me correspondo com um instituto acadêmico nos EUA dedicado 100% do tempo a levantar dados sobre o que eles chamam de "potential harmful cults" ou "cultos potencialmente perigosos". O Rick Ross Institute (www.rickross.com) possui uma extensa base de dados sobre diversos "cultos" com muita informação (em ingles). Desta lista, o que me deixa um pouco mais confortado, é que só existem 2 grupos supostamente "budistas".

Portanto, antes de se "atirar" em um grupo, pesquise, se informe, garanto que muitos boatos tem grandes verdades por tras. Se a informação não estiver neste site que indico, dê sempre uma "googlada" e leia o que aparece. 

Veja abaixo as dicas que Rick Ross dá para se identificar grupos "potencialmente perigosos" (fonte: http://www.rickross.com/warningsigns.html) :

Dez sinais de alerta de um grupo/líder potencialmente perigoso:

  1. Autoritarismo absoluto sem responsabilidade significativa.
  2. Nenhuma tolerância para questões ou investigação com críticas.
  3. Nenhuma divulgação de informação financeira clara relativa a despesas, tais como uma declaração de uma auditoria financeira independente.
  4. Medo irracional do mundo exterior, pregação de uma catástrofe iminente, conspirações do mal e perseguições.
  5. Não há nenhuma razão legítima para sair do grupo, antigos seguidores estão sempre errados em sair, são negativos ou mesmo maldosos [por não participarem mais do grupo].
  6. Ex-membros muitas vezes relatam as mesmas histórias de abuso e refletem um padrão similar de queixas.
  7. Há registros, livros, artigos de notícias ou programas de televisão que documentam os abusos do grupo/líder.
  8. Seguidores sentem que nunca podem ser "suficientemente bons" [perante seu líder ou grupo].
  9. O grupo/líder está sempre certo.
  10. O grupo/líder é o caminho exclusivo de conhecer a "verdade" ou a validação da mesmao, nenhum outro processo de descoberta é realmente aceitável ou digno de crédito.

Dez sinais de alerta em relação às pessoas envolvidas em/com um grupo potencialmente inseguro/líder.

  1. Obsessão extrema em relação ao grupo/líder resultando na exclusão de quase toda consideração prática.
  2. A identidade individual da pessoa, o grupo em si, o líder e/ou Deus deixam de ser  categorias distintas e separadas da existência de cada um e a distinção entre eles fica cada vez mais ténue. Em vez disso, na mente do seguidor ,essas identidades tornam-se substancialmente cada vez mais fundidos - conforme o envolvimento dessa pessoa com o grupo/líder se desenvolve e se aprofunda.
  3. Sempre que o grupo/líder é criticado ou questionado, tal ação se caracteriza como "perseguição".
  4. Conversas e maneirismos estranhamente empolados e aparentemente programada mostrando a clonagem do grupo/líder no comportamento pessoal.
  5. Dependência do grupo/líder para resolução de problemas, soluções e definições sem pensamento reflexivo significativo. A aparente incapacidade de pensar de forma independente ou analisar situações sem o grupo ou envolvimento do líder.
  6. Hiperatividade centrada na agenda do grupo/líder, que parece suplantar todos os objetivos pessoais ou interesses individuais.
  7. A dramática perda de espontaneidade e senso de humor.
  8. Aumento do isolamento de velhos amigos e da família, a menos que demonstrem interesse no grupo/líder.
  9. Qualquer coisa que o líder/grupo faz pode ser justificada não importa o quão áspero ou prejudicial a ação represente.
  10. Antigos seguidores são classificados na melhor das hipóteses como pessoas negativas ou na pior delas, como maldosos e sob más influências. Eles não podem ser confiáveis ​​e contato pessoal deve ser evitado.

Dez sinais de um grupo/líder saudável: 

  1. Um grupo de seguro/líder irá responder às suas perguntas sem julga-lo(a) ou puni-lo(a).
  2. Um grupo de seguro/líder, irá disponibilizar informações financeiras e muitas vezes oferecem uma declaração de uma auditoria independente sobre orçamento e despesas. Grupos e líderes saudáveis irão dizer-lhe mais do que você quer saber.
  3. Um grupo/líder saudável é muitas vezes democrático, compartilhando decisões e incentivando a responsabilidade e supervisão.
  4. Um grupo/líder saudável pode ter antigos seguidores descontentes, mas não irá difamar, excomungar e proibir os outros de associarem com eles.
  5. Um grupo/líder seguro não terá uma folha corrida de registros esmagadoramente negativos, livros, artigos e declarações negativas sobre eles.
  6. Um grupo/líder saudável irá incentivar a comunicação familiar, a interação da comunidade e amizades já existentes e não se sentirá ameaçado.
  7. Um grupo/líder saudável vai reconhecer os limites ​​e limitações razoáveis ao lidar com os outros.
  8. Um grupo/líder saudável irá incentivar o pensamento crítico, a autonomia individual e sentimentos de auto-estima.
  9.  Um grupo/líder saudável admitem falhas e erros e aceitam as críticas e conselhos construtivos.
  10. Um grupo/líder saudável não será a única fonte de conhecimento e aprendizagem excluindo todos os outros, mas o incentivará o diálogo e a livre troca de idéias. 

Não seja ingênuo, desconfie sempre de algo que é muito novo, de alguém que fundou "um ramo budista", uma nova "escola", que "resgatou ensinamentos do passado", sempre vai ter algo por trás. Seu melhor amigo nessas horas é o GOOGLE, entre, pesquise, vasculhe!  Cuidado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário